sexta-feira, 6 de março de 2009

Bom fim de amor

Há algum tempo, alguém incrivelmente especial me contou sobre como funcionava seu coração. Eu achei tudo aquilo muito lindo e, por um instante, quis ter o coração igual, mas estava marcada demais pra ser tão pura. Vivi, então, daquela pureza, através da dita pessoa.
A sutileza marcante encravou-se em meu meu peito e fez de muitos dos meus escritos serem elaborados pelo querer sê-la.
Tudo que o Pe. Antônio Vieira me disse no dia do Sermão do Mandato, e que eu julgava cristão demais, se fez vivo e real na pessoa a que devoto inteiramente o dia de hoje e todos os outros desde que a conheci.
Tudo que o mestre Schopenhauer me ensinou, e que eu acreditava piamente, só desapareceu por conta da pessoa a que reverencio por admiração e respeito.
Como um aviso, revelo que o que aqui se insere, por extrema ousadia, é a marca sutil de alguém que ama demais o que não deveria amar.
Ela me contou esses dias que fechou seu coração, no que lamento muito. Poderia ter sido qualquer um, menos ela.
Há pouco, num reencontro marcante, enquanto revelava que o seu amor perdera a cor, me fez prometer que eu a lembrasse de como tinha sido tudo.




Los Hermanos - Sentimental (orquestrada)



"Bom dia... amor",


ela lhe disse.
Mas ainda não havia amanhecido e ele sequer estava acordado.
Disse-lhe inicialmente com a voz elevada e na última palavra imediatamente se conteve, apenas sussurrando. Não tinha intenções de acordá-lo, nem mesmo sabia explicar porque falara. Na verdade, pensara alto.
Haviam cochilado depois de se tocarem e quase ocupado o mesmo espaço físico. Ou mesmo ocuparam...
Ela não sabia pensar mais. Sentou-se e, do lado, olhou para ele confortavelmente estendido. Pela primeira vez, às escondidas, se sentiu verdadeira amante, pela primeira vez, diante dele, se sentiu cuidada sem que ele ao menos a estivesse olhando.
A janela estava entreaberta e lá fora soprava uma leve brisa fria. A madrugada sempre fora seu horário preferido. A pouca luz parecia querer esconder seu semblante e qualquer defeito.
Estava leve, serena, mas seu rosto fixo, congelado, quase sério. Respirou fundo de olhos fechados enquanto o vento tocava-lhe o pescoço suavemente. Ele apoiou-se em suas pernas e levantou aos poucos fazendo com que abrisse os olhos lentamente, sem se assustar com o toque. Acostumara-se ao contato num único momento.
De frente, ele a fitou profundamente. Sem conseguir pensar, foi atormentada por tantas dúvidas quanto podia sobre os pensamentos dele. Inquietou-se por não enxergar seus olhos.
Ele sorria. Ela, na ânsia de encontrar os olhos, esqueceu de se exprimir. Não sentia alegria... não sabia o que sentia.
Tomada nos braços, não relaxou desconfiada. O instante envolvida foi desconfortável e debateu-se internamente por soltar-se. Solta, e querendo estar abraçada novamente, fingiu não percebê-lo. Fecharam os olhos e por certo magnetismo, seus rostos se encontraram e já se conduziam suavemente.
Confundiram seus rostos e devargar ele escorreu até o colo dela. Assustada diante de alguém abraçado às suas pernas como se fosse uma posse, afagou-lhe a cabeça alcançando as costas nuas. Não sabia definir a situação... não sabia se definir.
Deitaram-se e acomodaram seus corpos um no outro mais encaixados que qualquer outra vez.
Pela janela entrara o primeiro raio de sol. A claridade feriu somente a ela, invadindo ferozmente seus olhos e coração. Detestou o nascer do dia com todas as suas forças, pois este trouxera um tal pressentimento insuportável. Virou-se tentando esconder o rosto.
Percebendo o ritmo mais acelerado do coração dela, ele a abraçou com mais força fazendo com que quase desmachasse por seu calor e aconchego.
Então, quando o sol já havia clareado todo o ambiente, como se tivesse sentido que o coração dela balbuciara a frase que há pouco dissera, arrancou-lhe as lágrimas únicas e bastantes de/para a vida decorrente de todas aquelas sensações que se extinguira estando no ápice:


"Bom dia, meu amor".



Março de 2007,
Mariana Almeida.





Nana é a menina mais bonita que eu já vi na vida. Ela tem um 'quê' tão inspirador que tenho vontade de vê-la todos os dias quando me olho no espelho. Nana pára o tempo.
Queria que Nana morasse comigo, as vezes. É, as vezes, porque mesmo sendo tão bonita, Nana me perturba como ninguém.
"Nana" é como ela me deixa chamá-la só porque sou íntima, e a outros tão poucos que julgo, de verdade, felizardos.
Eu queria estar mais próxima a Nana, também. Mesmo sendo ela a pessoa mais forte que conheço, é, ao mesmo tempo, a mais sensível, e eu tenho medo de perdê-la para o mundo que é tão hostil. Eu sei que meu receio é bobo, acho que vem da vontade de cuidar dela. Bem sei que é ela quem me cuida.
Acima de tudo, queria poder agradecer a minha criação somente a Nana.

Ela sempre me revelou todas as suas coisas, agora nem me conta mais de seus problemas. Ficou em mim apenas a certeza de que ela vai conquistar tudo que quer, independente de qualquer coisa, mesmo que seja pela sua autosuficiência inconfundível.

- Olha, Nana, se você puder ler isso, mesmo que seja depois de muito tempo, eu quero que me perdoe a ousadia e que saiba milhares de coisas do tipo "você tem tudo que precisa", "não tem razão de sentir dor", "a vida ainda vai te recompensar pelas milhares de maravilhas que você já realizou", "você ainda vai encontrar alguém capaz de amar tanto quanto você", mas eu confesso que gosto mais de como soa
"eu te amo, Nana".

7 comentários:

Anônimo disse...

u.u,

M.

Coração de pedra disse...

(RS)- É um sorriso e não o Rio Grande do Sul, ok?

Faça as malas e traga o coração(nunca se sabe quando podemos precisar dele).
Os braços estarão sempre abertos.

Jaya Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaya Magalhães disse...

Mariana [pra não abusar do apelido bonito - Nana], é uma flor por aqui, agora. Enxergando-as aos teus olhos, nem precisa de mais. Lendo-a, então, a apresentação foi feita em sonho. Porque eu sai um pouco de mim, durante a leitura.

Madalena-tão-querida-que-já-é, a mim!

Preciso contar-lhe da eficácia bem posta do teu comentário. Bordou um sorriso dos mais delicados, em mim. Daqueles que de tão escassos, o rosto acaba desconhecendo. E no espelho, talvez, naquela hora, eu já nem fosse quem sou. Não sou.

Eu quis que nosso encontro fosse de reencontro. Quis e fiz uma infância efêmera entre nós, em meio à afinidade ousada. Distraída. Apenas afim.

Eu me fiz contente, por saber meus, os olhos da menina - tendo vista enxergarmos o mesmo amor, no mundo. Que os olhos não se fechem para o verde. E se ela quiser mudar de cor, empresto minha melhor aquarela, e ajudo-a a colorir.

Você, estando em Itabuna, está dividindo poucas horas de afinação, comigo. A Bahia, é minha, também.

Os mesmos beijos, te dedico. Afirmando enxergar lábios, em coração.

[E digo porque sinto].

Anônimo disse...

Vc devia procurar alguém que ame vc...pára de sonhar com amor dos outros...pára de querer ocupar um lugar que não é seu, e nunca vai ser, vc é uma piada e eu tenho até pena de vc...menina mimada, desocupada, vc não sabe o que é a vida, vive se lamentando, criando um mundo de sonhos, devaneios...é só o q vc sabe fazer...saia do mundo litetário e caia na real, perceba o quanto vc se humilha, o qto só faz papel de tola, mendiga por alguém que nunca vai lhe amar.

Jaya Magalhães disse...

Eu, acho que você, enquanto poesia, não existe, materializada.

[Acredito assim].

Você sempre chega a mim como um acorde. Uma nota só, de muitas músicas.

Você chega. E isso, a mim, basta.

Uns beijos, querida.

[Beijos ao vento, para te perseguirem em qualquer céu].

Madalena disse...

Definitivamente, é muito interessante como as pessoas interpretam as coisas conforme à conveniência. Confesso que gosto disso.
Entretanto, é salutar identificar certo equívoco na interpretação constante do comentário de nº 5.
Acaso não houvesse equívoco, definiria como sendo específica falta de sensibilidade passional - absolutamente compreensível.
Admito que me foi, em sentido positivo, bastante exemplificativo de abalo, mas devo protestar o anonimato.
De outra ponta, a falta de conhecimento de causa, perceptível nas palavras enérgicas, impede a promoção de uma verdadeira réplica.

p.s. Não pareceu ser pra mim.