sábado, 21 de fevereiro de 2009

'Parte partida ida'

- Última chamada para o trem das 9!

Sabendo que iria partir, ele fingiu não ter planos de ir embora e viveu todos os dias pactuando com o futuro que sabia que jamais iria chegar.
Todos os dias vivia se despedindo dos que convivia sem que estes percebessem a tristeza da saudade antecipada. Trouxe somente pra si o desespero da ida sem volta mais por medo que por força. Não estava nas suas intenções impedir o sofrimento dos que teria que se despedir, apenas queria evitar as churumelas em seus ouvidos e a melancolia em seu coração, e imaginou que não pudesse continuar com os seus prazeres se se revelasse por completo, confessando todos os planos.
Escolheu encobrir a partida, reconhecendo a si mesmo que já se encontrava distante e perdido, mesmo sabendo que poderia carregar consigo tudo aquilo que se desvencilhava às escondidas. Se queria tanto manter tudo, por que abandonar?
A qualquer olhar, ele só queria mudar seu mundo absoluta e efetivamente.

- Última chamada para o trem das 9!

Separou seus objetos de estimação desde há muito numa caixa de mudança, aproveitou dos presentes da festa de despedida forjada duma de aniversário, reviveu desejos que ficaram sem solução, tentando solucioná-los, e deixando-os definitivamente insolucionáveis, reatou laços de sentimentos que desconhece os enganos, visitou os lugares de que gostaria de lembrar, tirou fotografias, provou das paixões e das admirações para não esquecer os gostos e comprou a passagem, tudo antecipadamente.
Era mesmo vontade de partir? Quem sabe não fosse pavor de ficar...

- Última chamada para o trem das 9!

Seguiu rigorosamente todas os critérios que fundou e obedeceu todas as condições que se instituíram. Substituiu sentimentos ao tentar se livrar dos mesmos, como se tudo não passasse de um jogo de conveniências, deixando pelo caminho coraçãos apaixonados e machucados.
Queria levar-se nu, sem convenções, conceitos, encargos ou qualquer instituição sentimental não-sanguínea.

- Última chamada para o trem das 9!

Desfez-se de várias importâncias, enquanto, na verdade, assumia outras tantas, sem jamais se desprender completamente. Melhor seria ter conservado o que de melhor possuía. Certas pessoas certamente preencheriam potes divinais de sentimentos ainda mais fantásticos, como ele desejava.

- Última chamada para o trem das 9!

Que horas são?

- Última chamada para o trem das 9!

O trem não vem.

- Última chamada para o trem das 9!

E todo mundo já partiu.

Nenhum comentário: